A Escola de Sabedoria, novembro 2014 - fevereiro 2015

July 13, 2014

Objetivo da Escola de Sabedoria

 

O objetivo da Escola de Sabedoria é permitir ao indivíduo deixar de ser aquele ou aquela que faz a sua adesão intelectual a determinada escola de sabedoria, para se tornar naquele ou naquela que aprende a perspetivar o problema da vida a partir diretamente de si mesmo. A procura essencial é descobrir a vida tal como ela é, vida que é inseparável da consciência.

A Escola de Sabedoria pretende que cada estudante perspetive as coisas “a partir do centro”, o que é uma tomada de consciência intuitiva. Um intenso sentido da Vida deve sempre acompanhar todo o verdadeiro estudante. Não pode haver Sabedoria sem um crescente sentido de Maravilhamento. O objetivo de todos os estudos na Escola de Sabedoria não é a perfeição individual, mas permitir que a pessoa utilize toda a capacidade do seu ser para “tornar um pouco menos pesado o Karma do mundo”.

No caminhar para a Sabedoria, é essencial uma intimidade cada vez maior com todos os aspetos da Natureza. A mensagem transmitida por cada árvore, flor, animal, prado, mar, céu e nuvem tem de ser escutada e entendida.

 

3 a 14 de Novembro 2014

 

Tema: A Voz do Silêncio

Director: Prof. R. C. Tampi

 

Faz este ano 125 anos que foi publicado o precioso livro de H. P. Blavatsky sobre misticismo, A Voz do Silêncio. H. P. Blavatsky esperava que A Voz do Silêncio respondesse à necessidade dos “poucos realmente místicos da Sociedade Teosófica”. O curso procurará proporcionar aos participantes alguns dos significados e experiências místicas veiculadas por este tratado místico em prosa poética com o seu profundo apelo ao coração e à intuição.

 

Leituras recomendadas:

 

A Voz do Silêncio - H. P. Blavatsky,

Talks on the Path of Occultism, Vol. II - C.W. Leadbeater,

The Creative Silence – Rohit Mehta,

The Fullness of the Void (The Yoga of Theosophy) – Rohit Mehta,

The Way of Wisdom – N. Sri Ram.

 

R. C. Tampi foi professor de Inglês, agora reformado. Tornou-se membro da Sociedade Teosófica em 1959. Como diretor da Escola de Sabedoria dirigiu vários cursos sobre vários assuntos teosóficos.

 

17 a 28 de Novembro 2014

 

Tema: A Psicologia do Yoga

Diretor: P. K. Jayaswal

 

Os tópicos para estudo incluirão a Consciência – a sua natureza, involução, obscurecimento, fusão, expansão, libertação e os seus quatro estados: a Ideação – cósmica, divina e individual; a Mente – a sua natureza, perceção mental, o “Eu” e a sua atenuação; a Matéria – gunas, bhuta, indriyas, tanmatras; a relação entre a Vida e a Consciência; e Samadhi.

 

Leituras recomendadas:

 

The Science of Yoga e Glimpses into the Psychology of Yoga - I. K. Taimni.

 

P. K. Jayaswal foi Gestor Geral do Banco do Estado da Índia, agora reformado. Tornou-se membro da Sociedade Teosófica em 1952 e exerceu a função de Secretário Nacional da Ordem Teosófica de Serviço, Tesoureiro BEF, Secretário-Geral da Secção Indiana, sendo também Conferencista Nacional. Possui um profundo interesse pela Teosofia e pelos ensinamentos de J. Krishnamurti.

 

1 a 12 de Dezembro 2014

 

Tema: Autotransformação e a Vida Espiritual

Diretor: Vincente Hao Chin Jr.

 

O curso abrange uma abordagem da autotransformação que serve de fundamento para uma vida integrada e efetiva, bem como a preparação para a vivência de uma vida espiritual. Inclui exercícios de autoconsciencialização e um estudo detalhado de meditação. Outras facetas do curso incluem abordagens da consciência diária, exploração da transcendência, cultivo de capacidades essenciais na vida, aprofundamento da natureza da intuição e a integração de valores impessoais nas nossas vidas.

 

Leituras recomendadas:

 

The Process of Self-Transformation, de Vincente Hao Chin Jr.,

The First and Last Freedom - J. Krishnamurti,

A Chave da Teosofia - H. P. Blavatsky,

Mysticism - William James (O capítulo sobre Varieties of Religious Experience),

Understanding Mysticism - Richard Woods,

A Ciência do Yoga - I. K. Taimni.

 

Vincente Hao Chin Jr., foi Presidente da Sociedade Teosófica nas Filipinas e Presidente da Federação Indo-Pacífica da Sociedade Teosófica. É autor de The Process of Self-Transformation, Why Meditate?, On Education e de outras obras. Compilou e editou a edição cronológica das Cartas dos Mahatmas a A. P. Sinnett, e é Editor Associado da Enciclopédia Teosófica.

 

5 a 16 de Janeiro 2015

 

Tema: A Ciência da Teosofia: Fundamentos e Prática

Diretora: Tran-Thi-Kim-Dieu

 

A Teosofia é frequentemente criticada como sendo sincrética, por ser difícil defini-la. As sessões da Escola de Sabedoria irão provar que a Teosofia é uma ciência baseada em fundamentos e demonstrada pela experimentação. As duas séries de cursos incluem:

Na primeira semana: apresentação dos conceitos de Espírito, Matéria e Consciência, exploração das capacidades da Mente, tais como Intuição e Inteligência, que resultam na Ética Universal, Meditação e Silêncio.

Na segunda semana: exploração mais profunda do tema Meditação e sua prática, a compreensão do Sentir e do Pensar e a aplicação da Ética, condição principal para se descobrir o próprio Dharma; tudo isto implica uma Mudança de Paradigma que leva à Felicidade.

 

Leituras recomendadas:

 

The Round of Experience - Hugh Shearman,

Life’s Deeper Aspects - N. Sri Ram,

Yama & Niyama - S. S. Varma,

Diagrama de Meditação - HPB

Meditation: its Practice and Results - Clara Codd.

 

Tran-Thi-Kim-Dieu possui uma pós-graduação em tecnologia farmacêutica. Tem vindo a explorar as filosofias e religiões orientais, em paralelo com ideias científicas. Sente-se muito atraída pela filosofia de Nagarjuna e Krishnamurti. É membro da Sociedade Teosófica desde 1972 e Secretária-Geral da Secção Francesa desde 2009. É também Presidente da Federação Europeia desde 1995. Tem viajado e proferido conferências em todo o mundo, dirigindo regularmente retiros de meditação na Europa. 

 

-------

 

Aulas e Horários

De segunda a sexta-feira

Meditação: das 8h às 8h30

Aulas: das 8h30 às 11h e das 15h30 às 17h

 

Algumas tardes serão reservadas para apresentações por parte dos estudantes, que poderão ocupar tardes livres, investigando por conta própria ou na Biblioteca e Centro de Pesquisa de Adyar. São disponibilizados cartões para pedir acesso à leitura na Biblioteca ou empréstimo de livros.

 

Informação Adicional

Todas as sessões têm lugar no Blavatsky Bungalow.

As inscrições, que devem incluir detalhes sobre a filiação na Sociedade Teosófica e uma recomendação do Secretário-Geral ou de um Membro da administração do país de residência do requerente, devem ser enviadas para:

 

The International Secretary,

The Theosophical Society 

Adyar, Chennai 600 020 India

Tel: (+91 44) 2491

study.hq@ts-adyar.org

 

O formulário de inscrição pode ser descarregado do Website da Sociedade Teosófica (word e pdf)

Se necessitar de alojamento, por favor especifique isso na sua inscrição.

Os estudantes podem inscrever-se para todas ou só para algumas das sessões, esperando-se que frequentem todas as aulas da sessão escolhida.

Poderão ser oferecidas bolsas, totais ou parciais, a trabalhadores com mérito da Sociedade Teosófica. As inscrições deverão ser feitas com suficiente antecedência, fornecendo pormenores completos e a devida recomendação.

Aos membros que desejarem ficar para a Convenção Internacional (de 26 a 31 de dezembro de 2014), pede-se que se inscrevam em separado no Secretariado da Convenção e que reservem o alojamento, separadamente.

 

Please reload

Destaques

Sessões públicas previstas para setembro, outubro, novembro e dezembro de 2019

September 9, 2019

1/1
Please reload

A Sociedade Teosófica foi fundada em Nova Iorque, Estados Unidos da América, em 17 de novembro de 1875.
A sua sede internacional foi instalada em Adyar, Chennai (Madras), Índia, em 1882.

 

© 2004-2017 Sociedade Teosófica de Portugal