Buscar
  • Sociedade Teosófica de Portugal

Comemoração do Dia de Adyar


No dia 13 de fevereiro, sábado, pelas 15 horas, na sede da S.T.P., realizar-se-á uma sessão pública de comemoração do Dia de Adyar.

Para além da comemoração habitual de 17 de fevereiro, visitar-se-ão oWebsite oficial da Sociedade Teosófica (Adyar) e o Website recentemente aberto The Elephants, relativo a um conjunto de renovações em curso na sede internacional da Sociedade Teosófica (Adyar).

Esta sessão será coordenada por Carlos Guerra e Ana Maria Coelho de Sousa.

No dia 17 de fevereiro homenageia-se Henry Olcott e relembra-se a importância de Adyar, como espaço privilegiado na história da Sociedade Teosófica e, consequentemente, na implementação e na expansão mundiais do movimento teosófico. Presta-se homenagem também a todos aqueles que na sede internacional têm ajudado a manter vivo esse espaço.

Henry Olcott foi o primeiro presidente internacional da Sociedade Teosófica e faleceu neste dia de 1907. A comemoração era tradicionalmente realizada junto do local onde o corpo de Olcott fora cremado, na sede internacional da Sociedade Teosófica, em Adyar, levada a cabo com palavras breves de homenagem e com dádiva de flores.

Em 1916, Annie Besant, presidente internacional à data, altera essa tradição e dá início à comemoração junto à estátua de H.P.B. e de Henry Olcott, no grande átrio de entrada no edifício sede.


59 visualizações

A Sociedade Teosófica foi fundada em Nova Iorque, Estados Unidos da América, em 17 de novembro de 1875.
A sua sede internacional foi instalada em Adyar, Chennai (Madras), Índia, em 1882.

 

© 2004-2020 Sociedade Teosófica de Portugal